ENTREVISTA: ANA CRISTINA GALUPO
REF.: TER UM SORRISO BONITO É ACESSÍVEL A TODOS, E CUSTA BARATO! SEGURO ODONTOLÓGICO.
O seguro ODONTOLOGICO é feito especialmente para atender às suas necessidades na hora de cuidar da saúde bucal. É mais segurança e tranquilidade para completar o seu bem-estar. Fazer um plano odontológico alivia muito os gastos ao dentista.
A ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar é quem regulamenta a comercialização deste tipo de produto e quem dita as regras sobre as coberturas mínimas e coberturas ampliadas. Para que seja possível você contratar um plano odontológico, é preciso a intermediação de um corretor registrado na Susep (Superintendência de Seguros Privados). Ele pode simular a contratação em diversas operadoras, de acordo com as suas necessidades.
O seguro pode ser contratado por pessoa física ou jurídica, sendo que para jurídica os custos são menores e é exigido o número mínimo de 3 vidas.
As coberturas principais do seguro são: urgências (curativos, reparos e alívio da dor), cirurgias (extrações simples e tratamentos cirúrgicos da região buco-maxilo-facial em consultório), restaurações, diagnóstico, tratamento de canal, odontopediatria, tratamento da gengiva, prevenção, prótese (coroa provisória e total – metálica e cerômero para dentes anteriores, núcleo metálico fundido, coroa provisória, radiologia (radiografias).
Exclusões – Os procedimentos de prótese e implantes dentários, por serem considerados estéticos, não têm cobertura. Há ainda as radiologias panorâmicas e extraorais que são recusadas pela maioria das operadoras. O aparelho e a manutenção dele costumam ficar fora de muitas coberturas.
Nos planos odontológicos, assim como nos planos de saúde, podem existir carências para determinados procedimentos.
Além da importância da saúde bucal, é importante se preocupar também em estar feliz. A felicidade de estar com um sorriso bonito aumenta a autoestima, melhora o desempenho no trabalho e o relacionamento com as pessoas.