ENTREVISTA: ANA CRISTINA GALUPO

REF.: SEGURO PARA PROPRIEDADES RURAIS! UMA DAS VÁRIAS MODALIDADES DE SEGURO RURAL!

 

 –

 

O seguro RURAL é um dos mais importantes instrumentos de política agrícola, por permitir ao produtor proteger-se contra perdas decorrentes principalmente de fenômenos climáticos adversos.

Contudo, é mais abrangente, cobrindo não só a atividade agrícola, mas também a atividade pecuária, o patrimônio do produtor rural, seus produtos, o crédito para comercialização desses produtos, além do seguro de vida dos produtores.

A violência e a criminalidade que antes eram coisas de cidade grande estão cada vez mais presentes no meio rural. Os assaltantes rurais de hoje não são meros “ladrões de galinhas”. O maior número de assaltos a fazendas vem acompanhado da sofisticação. Diferentemente de assaltos urbanos no qual os assaltantes buscam essencialmente dinheiro ou bens de valor, os assaltantes rurais são “profissionais” e invadem as propriedades em busca de sementes, rações, defensivos, implementos, animais e máquinas. Geralmente, todos com alto valor agregado.

O objetivo maior do Seguro Rural é oferecer coberturas que, ao mesmo tempo, atendam ao produtor e à sua produção, à sua família, à geração de garantias a seus financiadores, investidores, parceiros de negócios, todos interessados na maior diluição possível dos riscos, pela combinação dos diversos ramos de seguro.