ENTREVISTA: ANA CRISTINA GALUPO

REF.: INCENTIVO FISCAL: UM BOM MOTIVO PARA INVESTIR EM PREVIDENCIA PRIVADA!

 

INCENTIVOS FISCAIS são uma oportunidade de economizar para investir em novos negócios.  Ele existe para estimular algum setor ou atividade econômica.

A previdência é uma excelente opção para quem deseja garantir um futuro mais tranquilo. O seu principal objetivo é a possibilidade de pagar menos imposto para acumular um valor maior no futuro.

O benefício fiscal se dá por meio da dedução anual do valor investido no plano de previdência, até o limite de 12% da renda bruta anual. Mas para fazer a dedução, é preciso fazer a declaração completa do imposto de renda (IR), em vez da versão simplificada, que dá direito a desconto padrão de 20%, explica o vice-presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FENAPREVI), Renato Russo.

Os planos de previdência privada são alternativos à aposentadoria paga pelo Governo. Para ter essa renda complementar é preciso que o investidor contribua por determinado período de tempo para poder receber o benefício da renda mensal ao final do período determinado pelas regras do Plano de Previdência escolhido.

Para definir o plano, você precisa ter em mente três questões básicas:

  • Quando você deseja iniciar a aplicação;
  • Quando você desejar se aposentar;
  • Quando você quer receber de renda na aposentadoria.
  • Qual modalidade de plano devo contratar.
  • É possível fazer para menores?
  • Poso sacar o recurso?
  • Se é controlado pelo governo, vínculo com o INSS?

Sendo assim você chega ao valor dos depósitos mensais, ou seja, de quanto precisa desembolsar para garantir a renda extra desejada para seu futuro.

Na hora da contratação escolha uma boa administradora do plano, pois serão longos anos de aplicação. Idoneidade e solidez são requisitos fundamentais.