ENTREVISTA: ANA CRISTINA GALUPO
REF.: TUDO SOBRE SEGURO DE MOTO!
As motocicletas estão cada vez mais aparecendo no Brasil como uma alternativa de transporte mais barata, rápida e econômica em relação aos carros. Nas grandes cidades, muitas pessoas preferem motos para usar no dia-a-dia, mantendo o carro apenas como transporte de lazer aos finais de semana.
Seja sua motocicleta mais simples e utilizada durante a semana, seja ela uma moto de luxo, da categoria Custom ou Touring é importante você pensar em fazer um seguro para ela.
Devido a facilidade, o número de roubos de motos é 3 vezes maior que o de carros. Ou seja, ter um seguro de moto irá te dar mais segurança para sair por ai com o seu veículo de duas rodas.
Você também pode fazer a contratação de coberturas contra furto, roubo, colisão, incêndio, danos a terceiros, entre outras.
Isso acontece justamente porque pode custar mais caro do que vale o veículo.
Mas é possível optar apenas pelo seguro contra roubo e furto, por exemplo. É uma opção caso você esteja com o orçamento mais apertado ou entenda que não vale a pena fazer o seguro total.
Para saber exatamente quanto custa um seguro de moto, é necessário que faça uma cotação de seguro moto, indicando seus dados e da motocicleta que será segurada.
No caso do seguro de moto, como em qualquer outra modalidade de seguros, o preço é calculado de acordo com o risco: quanto maior ele for, maior será o preço a ser pago para ter um seguro.
Quando é recomendado fazer o seguro para moto:
– Se você usa a moto com grande periodicidade, como para trabalho ou para deslocamentos diários.
– Quanto mais você a usa, maiores as chances de roubos, furtos, colisões e danos na pintura.
– Se você mora em uma cidade em que as ocorrências de furtos e roubos são maiores, em especial se o modelo de moto que escolheu é mais visado por ladrões.
– Se você mora em uma cidade muito grande e, por isso, leva mais tempo para chegar no seu destino ou utiliza muito os chamados “corredores para motos”. Nesses casos, as chances de colisões são maiores.
– Se você usa pouco a motocicleta, mas costuma fazer com ela muitas viagens. Nesse caso, pode ser interessante contratar a cobertura de extensão de reboque.
Nunca se sabe quando algum desses riscos pode acontecer, por isso o seguro de moto é importante: te protegerá contra o imprevisível!