ENTREVISTA: ANA CRISTINA GALUPO
REF.: SEGURO BIKE – VOLTA AS AULAS! O SEGURO QUE PAGA TODA A EDUCAÇÃO DO SEU FILHO É VANTAJOSO?
Um dos principais preocupações financeiras das famílias é garantir uma boa educação para os filhos. Mesmo adultos que já trabalham se preocupam em ter como arcar com as mensalidades de um curso superior em caso de imprevistos financeiros.
O SEGURO EDUCACIONAL é um produto que pode ajudar neste planejamento.
As coberturas podem ser contratadas até o final dos ciclos escolares – por exemplo, por todo o ensino fundamental, por todo o ensino médio ou por todo o período da universidade – e o prazo, assim como a quantidade de coberturas adicionais, afetam o preço.
O seguro educacional garante o estudo de crianças e adolescentes, do maternal até a conclusão do curso superior. O objetivo principal é auxiliar nas despesas com educação, principalmente as mensalidades escolares, em caso de desemprego, invalidez ou morte do (a) responsável pelo aluno. Colégios e universidades, em convênio com seguradoras, oferecem planos coletivos, no ato da matrícula, como alternativa à redução da inadimplência. Os pais ou responsáveis costumam aderir ao plano para garantir o estudo e o futuro profissional dos filhos. Apesar de não ter uma regulamentação detalhada da Superintendência de Seguros Privados (Susep), várias instituições de ensino superior contratam um plano coletivo, com abrangência para todos os alunos matriculados, incluindo o custo do seguro educacional no valor das mensalidades.
A cobertura do seguro educacional garante o pagamento das mensalidades escolares até o final do curso, previsto no contrato, em caso de morte natural ou acidental e de invalidez do responsável financeiro pelo aluno. Para este, o seguro cobre morte e invalidez por acidente.
Se você ficar temporariamente impossibilitado de trabalhar, por recomendação médica, devido a um acidente ou doença, o seguro pagará até três mensalidades escolares dos seus filhos.
Existem, ainda, coberturas adicionais que podem ser contratadas, com ligeiro acréscimo no custo. Entre as mais comuns, estão:
– assistência médica 24h para seus filhos, durante o período letivo, em situações de emergência, com abrangência em todo o território nacional;
– pagamento das mensalidades de três a quatro meses, conforme o contrato, em situação de desemprego do responsável pelo aluno;
– aulas particulares, em casa, se o estudante não puder ir à escola por um período mínimo de cinco dias, devido a acidente ou cirurgia;
– transporte para ir às aulas, se o aluno estiver impossibilitado de se locomover por motivos de saúde;
– tratamento fisioterápico no caso de o aluno ter sido acidentado e receber recomendação médica para essa terapia;
– pecúlio;
– custeio do material escolar e uniforme no valor equivalente a uma ou mais mensalidades;
– despesas com formatura mediante pagamento correspondem ao valor da cobertura da mensalidade escolar contratada.
– curso pré-vestibular é uma cobertura adicional que as seguradoras, geralmente, condicionam à contratação de um seguro educacional até o segundo grau.