ENTREVISTA: ANA CRISTINA GALUPO

REF.: SEGURO DE VIDA GLOBAL – VOCÊ CUIDA DOS SEUS COLABORADORES E ELES CUIDAM DA SUA EMPRESA!

É um seguro de vida para pequenas e médias empresas. A contratação deste tipo de seguro é bem simples! Todos os funcionários contidos no GFIP* (relação de fundo de garantia) são automaticamente incluídos. Os sócios e dirigentes envolvidos no contrato social da empresa podem também ser incluídos, se for do interesse da empresa.

Para contratar precisa do mínimo de 2 vidas, então 1 sócio + 1 funcionário já é suficiente para poder contratar o seguro! Todo funcionário e sócio com até 65 anos, que tenha vínculo empregatício com a empresa ou que faça parte do contrato social, que estejam ativos e em perfeitas condições de saúde.

No caso, a empresa define o valor segurado global que quer contratar e, em caso de incidente (sinistro), o valor individual será calculado com base na divisão do valor global pelo número de funcionários constantes na GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações para a Previdência Social) e SEFIP (Guia de Relação de Empregados Completa).

No seguro com capital global, todos os funcionários ou pessoas que compõem o grupo têm o mesmo capital segurado individual. Na ocorrência de sinistro com um de seus integrantes, o valor individual de indenização será obtido com a divisão do capital global segurado pelo número de participantes do grupo no mês do evento.

Na legislação vigente não há qualquer dispositivo que obrigue as empresas à concessão de seguro de vida em grupo a seus colaboradores. Muitas empresas concedem o seguro de vida em grupo aos seus empregados por força de Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho. Neste caso, deverá seguir as regras para concessão, desconto, cobertura etc. Previstas no documento normativo. Por outro lado, há empresas que concedem o benefício por mera liberalidade. Nesta hipótese, a empresa estará livre para estipular as regras pertinentes, como, por exemplo, qual será o percentual a ser descontado do empregado ou se o prêmio do seguro será custeado integralmente pela empresa, dentre outros pontos.

Contratar um seguro de vida é uma atitude preventiva para garantir a proteção dos riscos que apresentam consequências graves e de enorme impacto econômico na vida das pessoas. Uma morte prematura ou invalidez permanente pode afetar consideravelmente os recursos familiares, levando à redução dos rendimentos. Por outro lado, o seguro de vida surge também como um importante auxílio, a nível econômico, as consequências da sobrevivência numa determinada idade, reduzindo custos para o idoso e os seus familiares.

O seguro de vida é a certeza de que a família do segurado terá o apoio financeiro para se reestabelecer caso uma fatalidade aconteça.