ENTREVISTA: ANA CRISTINA GALUPO

REF.: SEGURO AUTOMOVEL. COMO PROTEGER SEU BEM?

 

O seguro de AUTOMÓVEL visa garantir as coberturas de coberturas de colisão, incêndio, roubo do veículo e fenômenos da natureza, incluindo Assistência 24h, carro reserva, entre outros.

O seguro é um contrato civil, portanto são as cláusulas contratuais que dizem o que cobre o que não cobre o seu seguro. O vandalismo, apropriação indébita, agravamento de risco, fraude (mudança de inversão da culpabilidade) são exemplos do que a seguradora não cobre.

Ao tarifar o valor do seguro as seguradoras analisam o CPF, grau de sinistralidade, perfil do motorista ( idade, sexo, estado civil, etc. ), situações de uso do veículo (se fica em estacionamento, horários de uso, etc.), marca e modelo do automóvel e outros itens que podem ser considerados de risco.

O perfil do motorista é um desses pontos avaliados, pois de acordo com as estatísticas a maior parte dos acidentes são causados por motoristas jovens do sexo masculino, por isso esses tendem a pagar mais pelo seguro.

O sinistro é o nome dado para quando acontece alguma coisa com o veículo como um roubo ou colisão. Quando ele ocorre é preciso registrar um boletim de ocorrência e informar a seguradora para que possa ser dado andamento no processo de indenização.

Ler bem o contrato de seguro e tirar todas as dúvidas com o seu corretor pode ser cansativo, mas é fundamental para que o seguro dê certo. E a escolha não deve ser feita apenas em função do preço, das condições de pagamento e dos benefícios que as seguradoras oferecem. É importante conhecer a tradição do corretor de seguros e da seguradora.