ENTREVISTA: ANA CRISTINA GALUPO

REF.: SEGURO BIKE. COMO PEDALAR COM TRANQUILADADE E PROTEGER O SEU BEM?

 

O seguro de BIKE é um bom investimento para proteger as companheiras de trilhas e estradas. As seguradoras oferecem coberturas de incêndio, roubo, furto qualificado, acidente/ danos no transporte, acidente enquanto pedala, responsabilidade civil, dano material e corporal a terceiros, entre outros.

Para fazer o seguro a bike tem um valor mínimo e máximo e quando novas ou usadas, montadas, nacionais ou importadas, para lazer, treino ou competição, com até 10 anos de fabricação. A aceitação do seguro estará sujeita à análise técnica da seguradora.

O seguro de BIKE tem uma franquia que é aplicada para todos os eventos em que seja necessária a solicitação de qualquer tipo de indenização, respeitando o valor mínimo estabelecido.

É necessária nota fiscal ou na ausência da nota fiscal sua bicicleta precisará passar pela vistoria em uma loja especializada e fazer um laudo, a fim de determinar o seu valor de mercado.  É muito importante, contudo, que o ciclista saiba atribuir corretamente o valor integral da sua bicicleta já incluindo todas estas peças para que a seguradora faça a aprovação do valor segurado.

Uma vez que a seguradora faz a aprovação do seguro da bike no valor estipulado no momento da contratação, é este valor que irá prevalecer até o último dos 365 dias em que o seguro vigora.

Contudo, ao renovar anualmente, este valor pode sim ser atualizado, para mais ou para menos. Isso porque muitas vezes o valor de mercado da bike sofre variação conforme varia o câmbio, já que boa parte das bicicletas é importada.

Apesar de não existir uma tabela FIPE para bicicletas, assim como no caso dos seguros de automóvel, a seguradora pagará o valor atual da bike, considerando ano, modelo e peças, só que no momento da contratação ou renovação do seguro.